segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Trekking Cerro Castillo

Na região de Aysén há vários trekkings, o primeiro é o do Lago Verde – La Tapera, antiga rota utilizada pelos colonos e tropeiros para o traslado do gado, de dificuldade média e que percorre pés da cordilheira e estepes. É recomendável realiza-lo a cavalo e, de preferência com guias.


Mais ao sul encontramos o segundo trekking, a Villa Cerro Castillo – Porto Ingeniero Ibáñez, durante o qual é possível apreciar incríveis vistas panorâmicas do Cerro Castillo, numerosos lagos e o vale do Rio Ibáñez. Além disso, os caminhantes poderão descobrir durante o trajeto, como a vegetação vai mudando desde os bosques caducifolios até as estepes patagônicas, se encontrando também na rota com vestígios dos povoados aborígines desta parte do sul do Chile, e com as pinturas que os tehuelches realizaram no que hoje é o Monumento Nacional Las Manos.


O percurso começa na Villa Cerro Castillo, continuando ao sul pelas veredas da Carretera Austral para logo ir se internando em diferentes paragens da região. Percorre planaltos de estepe patagônica e bosques de lenga, passando por numerosos lagos, o setor do Lago Tamango e El Claro, onde os habitantes normalmente oferecem aos caminhantes realizar cavalgadas e praticar pesca com mosca. O trajeto finaliza na localidade de Porto Ingeniero Ibáñez, com uma amostra da cultura típica desta localidade e a famosa representação de arte rupestre “La guanaca con cría”.


O terceiro e último trekking, denominado Circuito Reserva Nacional Cerro Castillo, inicia-se no setor de Las Horquetas, na beira da Carretera Austral, onde a paisagem está dominada pela presença de vales e montanhas e o encontro dos caminhantes com vários lagos no caminho como o Paloma, Azul, Desierto e Elizalde, acompanhados de um sem-fim de arroios menores. Logo a rota se interna na Reserva Nacional Cerro Castillo, continuando por ali grande parte de seu trajeto até chegar ao Campamento Neozelandês, onde começa o descenso à Villa Cerro Castillo para finalizar a caminhada nos vales que limitam com o Rio Ibáñez.


A grande diversidade de paisagens e a beleza da Patagônia em todas as suas formas, fazem deste extenso trajeto uma experiência inesquecível para aqueles que se animarem a caminhar pelas veredas virgens austrais.




Fonte:
http://www.exploreaysen.com/trekking-os-caminhantes-austrais/?lang=pt-pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário